segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ayrton Senna e Joana d'Arc: semelhanças


Esse último final de semana foi a estréia do filme documentário "Senna: o brasileiro, o herói, o campeão" e, desde já, recomendo, não somente porque reelembra a trajetória vitoriosa e fascinante do maior ídolo da história do país, mas também porque imerge na personalidade de Ayrton. E é ai que estão as semelhanças com o mito da história Joana d'Arc, pelo menos com o que a história nos conta sobre ela.

O que mais me impressionou no documentário não foram as lendárias vitórias em Interlagos (apenas com a 6ª marcha) e em Mônaco ou a eterna rivalidade com Alan Prost (sobretudo nas duas corridas no Japão em 1989 e 1990), mas sim a certeza que Senna tinha em relação à proteção divina. Em todos os momentos ele menciona Deus, como se fosse protegido pelo ente sobrenatural, beirando uma imortalidade (talvez, por isso, fosse tão agressivo ao pilotar). Aqui está a primeira semelhança com Joana d'Arc, que foi descrita nos livros de História como uma guerreira movida por uma proposta de missão a cumprir segundo a vontade divina.

A segunda semelhança está na disciplina e determinação de ambos, seja a causa a vitória em uma corrida de carro ou em uma batalha.

Não estou aqui a extrair conclusões a respeito de Senna e sua fé. Apenas contando uma nova faceta, que ainda não conhecia de Ayrton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário