terça-feira, 2 de novembro de 2010

Corporativismo da imprensa esportiva brasileira



O discussão do Felipão com alguns repórteres até que não repercutiu muito. Houve um bafafa, mas logo as coisas se acalmaram (nada se compara com a briga entre Dunga e Alex Escobar).
No entanto, o caso foi mais uma prova de quão corporativista é a imprensa esportiva brasileira. Aliás, no meu entender, não se trata nem de corporativismo mas, sim, de infantilidade.
Isso porque, todas às vezes em que o entrevistado não responde da forma que o entrevistador quis (direcionou), ou seja, quando o entrevistado "não caiu na deles", ataques, protestos e retaliações são feitas, bem como sindicatos, associações, o Papa e o bundão (como disse Dunga) Alex Escobar intervêm.

Hoje (02.11), no programa Globo Esporte, Alex Escobar (Glenda, cadê você?) estendeu seus pitacos para dar um recadinho ao Felipão: "Ninguém é obrigado a dar entrevistas, mas se fizer vamos tratar as pessoas com respseito...blá blá blá!". O blogueira Tiago Lavinas também postou sobre o caso. Texto tão patético quanto os repórteres esperando a chegada de Felipão com nariz de palhaço (ridículo!).
Entrevistas coletivas ao final das partidas, situações que envolvem erros de arbitragens e, ainda, o treinador é obrigado a responder perguntas idiotas? Ou estou enganado e isso não acontece? Felipão, Muricy, Dorival Jr. (mais elegante) não são Sérgio Baresi, Ricardo Gomes, dentre outros, que apanham calados da imprensa. Falou besteira? Vai ouvir o que não gostaria!
Nesse caso, quem faltou com respeito, o entrevistado ou o entrevistador? Cada um defende o seu lado, mas para isso não é preciso ficar "chorando como criança pequena" e chamar a mamãe (no caso, as associações, sindicatos, igreja, Papa, etc,). Não estou defendendo as agressões (físicas ou verbais), mas o profissionalismo acima de tudo! Coloquem-se, os repórteres, nos seus devidos lugares, estudem, assistam aos jogos e perguntem adequadamente que nada disso acontecerá.

Um comentário:

  1. Enfim retomaram o blog!!
    Eterno Felipão!! F%$&*@-se a imprensa!

    ResponderExcluir