terça-feira, 3 de agosto de 2010

A característica vingativa da imprensa esportiva

A última rodada do brasileirão mostrou mais uma vez uma característica a cada dia mais evidente da imprensa esportiva do país: a vingança.

Bastou o técnico Felipão proibir os jogadores do Palmeiras de concederem entrevistas no intervalo e depois do fim do jogo, dentro de campo, que os comentaristas de futebol caíram em revolta. Esqueceu-se do currículo do técnico, do clamor pelo seu nome na seleção, de tudo...A partir dessa decisão, Felipão já não era o melhor técnico do Brasil, nem o mais respeitado. Sua escalação e desempenho já começaram a ser questionados e a volta ao Brasil ainda sem vitórias foi enfatizada.

De queridinho ele passou ao patamar de autoritário e centralizador. Taxado, inclusive, de censurar a imprensa.

Incrível, não....o poder da última palavra.

3 comentários:

  1. to achando a galera ai meio radical demais, claro q a mídia é tendenciosa quando diz: o felipão ainda nao ganhou, proibiu entrevistas etc etc etc mas, ou eu to vendo programas diversos ou nao consigo captar esse negativismo todo em cima de felipão... o q eu vi foi, felipao nao ganhou e proibiu entrevistas, mas vi tb, felipao mudou a cara do palmeiras no 1o ou 2o tempo (nao lembro ao certo), jogadores veneram felipao em programas televisimos (arena sportv), felipao nao pode fazer mágica com o elenco q tem em maos e nao fará mesmo com as recentes contratacoes... nao sei... acho q vcs tao revoltados demais com a mídia, dispam-se das armas, analisem td o q é falado... e, é claro q tem gente q só quer ibope... nessa hora, temos q saber ver quem é bom jornalista... abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Thiago, realmente nada pode ser generalizado. O post acima refere-se, sobretudo, ao programa na Bandeirantes logo após o jogo, em que se capta o áudio dos jogadores após a partida. Como isso não foi possível, sobrou para o Felipão. Mas, ainda que indiretamente, percebe-se, mesmo nos canais fechados, o teor vingativo de determinados comentários. O melhor a fazer é, sem dúvida, como você muito bem disse, filtrar os melhores jornalistas e comentários.

    ResponderExcluir
  3. De fato, nao concordo com o comentario do Thiago! A imprensa esquece completamente a historia dos atletas. Obviamente, que isso nao da direito ao treinador ou jogador de serem criticados, mas o jornalismo esportivo da enfase à certas fatos "imediatistas", queimando a historia do jogador ou treinador.

    ResponderExcluir