segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ronaldo merece respeito

Ronaldo ou Ronaldinho, como sempre preferiu o nosso querido Galvão Bueno, é o exemplo mais clássico sobre a memória curta da imprensa esportiva.

Embora seja duas vezes campeão do mundo com a seleção brasileira, seja o maior artilheiro das copas, tenha se recuperado, incrivelmente, de duas cirurgias no joelho (além das outras 6 já feitas na carreira), respeitadíssimo em todo o planeta, enfim, um fenômeno em campo e fora dele (no que diz respeito ao marketing esportivo - que o diga o Corinthians), o que se vê atualmente na mídia falada e escrita é, unicamente, a sua condição física incompatível com a de um atleta profissional de futebol.

O mais estranho, ou melhor, irresponsável de tudo é sentir que as informações divulgadas não trazem a precisão que uma notícia precisa ter. São fatos narrados sob hipóteses e conjunturas, sem uma base clara da real condição de Ronaldo e, principalmente, dos motivos que o levaram a tal condição.

É incrível e surpreendente observar que ninguém noticia os acontecimentos atuais com Ronaldo sob outro ângulo. Ao invés de mostrar o suposto descaso de Ronaldo com sua condição física, por que não se mostra o esforço de um jogador que sofreu e sofre sérios problemas físicos durante a carreira e, mesmo já reconhecido mundialmente, ainda traça objetivos profissionais?

Talvez seja o hábito sensacionalista de cobertura ou a facilidade maior em vender a notícia. Não sei...

Sei que velhos hábitos e paradigmas precisam ser mudados. É tempo de reconhecermos e respeitarmos mais nossos ídolos. Façamos como nossos hermanos fazem com Diego Armando.

Não tenha dúvida, Ronaldo está entre os maiores jogadores que o Brasil já formou. Pode incluí-lo na seleção brasileira de todos os tempos.

5 comentários:

  1. Galera, eu nao sei como vcs se surpreendem com isso... a realidade q movimenta o mundo é o sensacionalismo, eu sei q é errado, é importante nos desalienarmos e vermos o q realmente é válido... o fato é q a TV só mostra isso, seja em qualquer espécie de notícia, o anormal são matérias não apelativas, vão dizer q não?
    Eu sou tão fã do Ronaldo q acho q fui o único q acreditou no cara antes de ir pra copa de 2002, todo mundo falava q o cara já era, todos sabem o resultado...
    O Ronaldo me surpreende a cada dia, tem uma fortuna de 300 milhões de dólares, é um dos maiores jogadores da história e mesmo assim continua treinando, lutando para entrar em forma para tentar voltar a jogar, me pergunto o por quê?
    Realmente não sei os motivos dele, deve ser um grande amor pelo futebol, me dói a cada dia de vê-lo nesse estado e mais ainda de saber q nunca mais o veremos em campo, pra mim, q sou fã incondicional dele, o futebol sem ele é como a F1 sem Senna, pode vir Messi, Cristiano, Neymar, enfim, qualquer outro jogador, o futebol sem Ronaldo nao será o mesmo... eu o vejo como ídolo no esporte, a mídia o enxerga como gordo e acabado para o futebol... é o q vende, a desgraça alheia, e como o povo tem memória curta, acabam atendendo os anseios midiáticos e o taxam de gordo, esquecendo todo o resto, que, diga-se passagem não é pouco... abraços

    ResponderExcluir
  2. Indiscutivelmente, Ronaldo está na Seleção Brasileira de todos os tempos.
    Hoje, no programa Jogo Aberto da Band, fizeram uma reportagem extensa sobre o caso Ronaldo. Achei até coerente a reportagem, que fez uma retrospectiva dos momentos da carreira do Ronaldo e terminou com o problema para perder peso.
    Na verdade, essa é a grande questão: por mais que ele se esforce, creio que chegou no seu limite.
    Vocês lembram quando o Guga Kuerten parou de jogar? Ele pegou o microfone, ainda na quadra, e falou: "Eu queria muito continuar jogando, mas eu não consigo...". Falando sério, me emociono só de lembrar (eu estava assistindo à partida).
    Grande Ronaldo. Posso queimar a minha língua, mas acho que até o final do ano ele seguirá lutando contra os mesmos problemas, fazendo algumas partidas (e gols). Após, anunciará a aposentadoria dos gramados.

    ResponderExcluir
  3. Talvez ele fique até ano que vem, colocando a LIbertadores como motivação.

    ResponderExcluir
  4. Indiferente de Time , Nação ou camisa... somos todos Ronaldo.... e faço da música do D2 minhas palvras...
    Sou Ronaldo
    Muito prazer em conhecer
    Eu sou Fenômeno
    Ronaldo Nazário dos Campos
    E quero muito agradecer a Deus por ter-me escolhido no meio de tantos
    Igual a todo brasileiro eu sou guerreiro
    Às vezes caio, mas eu me levanto

    Sou Ronaldo
    O desafio sempre esteve e estará em minha vida
    E eu já nem me espanto
    E se o mundo é uma bola, a gente tem que entrar de sola pra ganhar o campo
    Eu não me intimido e parto pra cima
    E só me contento ao ouvir a galera entoando esse canto

    Ro... ô, ô, ô, ô... naldo é gol
    Ro... ô, ô, ô, ô... naldo é gol

    Sou Ronaldo
    Nasci no Rio de Janeiro
    Alô-alô, Bento Ribeiro, minha área
    Eu sou Ronaldo
    Jogo na linha, a nove é minha
    Ninguém tasca eu vi primeiro
    Artilheiro, eu sou Ronaldo
    O meu desejo é ser criança
    E não perder a esperança de ver o jogo mudar
    Eu sou Ronaldo
    A minha fome é de bola
    A minha sede é de gol
    Balança a rede, eu sou Ronaldo
    Sou de suar minha camisa
    Conquistar minha divisa
    Eu já provei que eu sou Ronaldo
    E se você não acredita que eu não sou de fazer fita
    É só esperar pra ver

    Ro... ô, ô, ô... naldo é gol
    Ro... ô, ô, ô... naldo é gol

    E quando o tempo é de Copa
    Os gringo fica ligado
    Mais de 170 milhões são Ronaldo
    R9, todo mundo sabe:
    Homem-gol!
    Tu é Ronaldo, o Brasil é e eu também sou
    Qualquer problema, meu cumpade
    Tiro de letra
    Tô sempre pronto
    Já ouviu?
    A pátria tá de chuteira
    Perrengue a gente passa
    Eu nunca tô de bobeira
    A bola quica
    Eu pego ela de primeira

    ResponderExcluir